vitrinista de loja

Vitrinista de loja

 

Vitrinista de loja

Certamente há muitos textos e informações sobre a atividade de vitrinista de loja. O objetivo deste nosso conteúdo é ir um pouco mais além e contribuir de forma mais aprofundada e colaborativa, por meio também das dúvidas e dos comentários abaixo, para uma compressão mais completa e apropriada de vitrinista de loja.

Descubra mais detalhes sobre o vitrinismo e enriqueça seus conhecimentos. Saiba origem do vitrinismo de loja, a importância da atividade de vitrinista de loja, características do vitrinismo fast fashion.

Confira dicas sobre como começar a trabalhar como vitrinista de loja, seja como vitrinista freelancer ou com sua própria empresa de vitrinismo

Saiba ainda como ser bem-sucedido como vitrinista de loja através de parcerias estratégicas do tipo ganha-ganha.

Por: Vagner Justino, Marketing, USP – Universidade de São Paulo

vagner.justino@usp.br

Com esses objetivos em mente, e para que sua leitura seja agradável, informativa e proveitosa, optamos por estruturar nosso texto através seguintes tópicos:

  • o que faz o vitrinista de loja;
  • origem do vitrinismo de loja;
  • o vitrinismo na atualidade;
  • a importância do vitrinista de loja;
  • mercado de trabalho para vitrinista de loja;
  • vitrinismo fast fashion;
  • curso de vitrinista de loja;
  • como começar a trabalhar como vitrinista de loja;
  • parceria para vitrinista de loja;
  • conclusão.

Por fim, ao final da sua leitura, FAÇA SEUS COMENTÁRIOS OU PERGUNTAS junto ao campo de comentários abaixo. Por meio de seus comentários, vamos buscar construir uma proveitosa discussão com o propósito de compartilharmos nossos conhecimentos e experiências, e aprendermos ainda mais sobre a interessante atividade de vitrinista de loja.

Também pode acessar nosso conteúdo sobre manequim para loja, contando dicas e informações importantes, com foco em compra pela internet.

O texto a seguir tem finalidade meramente didática. Buscamos evitar uma abordagem acadêmica. As marcas e instituições citadas pertencem aos respectivos proprietários. Para enriquecer o texto, contamos com imagens de vitrines inspiradoras.

Muito bem, falemos então sobre vitrinista de loja.

Já é consagrado o fato de que a vitrine é a responsável pela primeira impressão que o público tem dos produtos. Esse impacto de uma boa apresentação tem sido tão importante quanto à própria qualidade dos produtos, e, com os profissionais do vitrinismo, podemos ver que há diferentes maneiras de se fazer uma ótima apresentação.

Vitrinistas criam exposições nas vitrines de lojas para atrair clientes e aumentar as vendas. Essa é uma indústria competitiva que exige habilidades artísticas, técnicas, treinamento contínuo e trabalho duro para conseguir algum destaque, e há mais de uma maneira de fazê-lo.

Mesmo em dias corridos, quando passamos em frente a algumas lojas, há certas vitrines que excepcionalmente capturam nossa atenção. A razão disso é porque a criatividade do profissional vitrinista de loja foi primorosa ao criar uma exposição cujo apelo visual encanta e seduz o público.

Mais do que isso, o destaque propiciado por aquele ambiente da vitrine faz com que os produtos exibidos se tornem verdadeiros objetos de desejos.

vitrinismo
Vitrinista de Loja – Manequim Feminino Fibra Modelo Floripa

O que faz o vitrinista de loja?

Em termos meramente objetivos, vitrinista é o profissional responsável pela montagem e decoração de vitrines. Mas, mais do que isso, o vitrinista tem a missão de criar ambientes com forte apelo visual positivo e compatível com a proposta de marketing pretendida pela loja, com a finalidade de aumentar as vendas das lojas.

Como elemento conceitual do marketing, o vitrinismo de loja relaciona-se com o visual merchandising. Mas vale observar também uma outra importante atividade, que é a do visual merchandiser, este último cuida do ambiente visual e funcional interno da loja.

Para alcançar um bom resultado, o profissional do vitrinismo de loja busca reconhecer a identidade da empresa, principalmente seu público alvo, e fazer um levantamento, a começar pelo espaço a ser utilizado, a iluminação, a posição das vitrines, a moda da estação, quantidades de manequins, o orçamento pretendido e a viabilidade do projeto.

A junção desses cuidados, somada à criatividade, faz com que os vitrinistas sejam capazes de criar vitrines lindas e irresistíveis! O efeito disso se traduz, como dissemos acima, em um forte apelo visual positivo percebido pelo público.

Esse apelo visual chama atenção dos consumidores potenciais, estimula o desejo dos clientes por aquelas roupas, calçados, bolsas e demais acessórios da moda, e resulta em mais vendas para as lojas. Contar com os serviços de profissionais vitrinistas tem sido uma grande vantagem competitiva de muitas lojas.

Em razão disso, bons profissionais do vitrinismo de loja têm sido bastante valorizados. Mesmo em um cenário de crise econômica, e também por causa disso, as lojas têm de se esforçar cada vez mais para se destacarem para captar a atenção do público, despertar o gosto das pessoas e estimular o desejo dos clientes.

vitrinista de loja - manequim masculino
Vitrinista de Loja -Manequim Masculino Fibra Modelo Caio

Origem do vitrinismo de loja

A exposição de mercadorias remonta à própria origem dos mercados da antiguidade, na Mesopotâmia e no Egito. Sendo que a publicidade rudimentar constituía-se de placas de madeira ou pedra, cuja comunicação era essencialmente iconográfica. Por exemplo, o esboço de uvas entalhado em madeira ou pedra podia significar a venda de vinho; o esboço da pintura de trigo, a venda de pão e etc.

Com os mercadores árabes, a exibição das mercadorias ganhou uma formação mais acertada, uma vez que eles expunham mercadorias com uma maior elaboração, sobre tecidos, em bancadas, separando-as melhor em critérios de semelhança por grupo de cores e também pelos tipos de produtos.

Contudo, podemos dizer que o berço do vitrinismo mundial é europeu. Pois é na Europa que o vitrinismo trouxe a tradição, com as vitrines seculares. Mas a importância do vitrinismo de loja, da forma como conhecemos hoje, deve ser creditada à milionária indústria americana, com suas lojas investindo pesadamente nas vitrines das mais belas e importantes lojas.

Em relação à evolução prática da atividade de vitrinista, o cuidado com as vitrines era feito antes pelos próprios vendedores das lojas. Mas o resultado ficava muito refém das habilidades dos vendedores, que não dispunham necessariamente das competências e habilidades necessárias para a criação de boas vitrines.

vitrinismo de loja - vitrine hugo boss
Vitrine Hugo Boss

O vitrinismo de lojas na atualidade

Vitrinismo de loja é uma atividade ainda relativamente nova no Brasil, mas que vem ganhando cada vez mais atenção das empresas, principalmente porque pesquisas têm comprovado a importância de se elaborar vitrines de forma mais apropriada. Por essa razão, podemos dizer que vitrinista de loja é uma atividade com boas oportunidades.

Lá fora, principalmente nas grandes metrópoles, a atividade de vitrinista de loja (window dresseré levada muito a sério, pois já é consagrada sua importância como elemento do marketing.

A indústria do vitrinismo é fortíssima e causa até certa ansiedade no público consumidor a agenda das novas coleções e tendências trabalhadas na exposição de vitrines fantásticas.

Seja em Nova York, Paris, Londres, Milão, até Moscou e Tóquio, passar em frente a vitrines de lojas como Macy’s, Chanel, Tiffany’s, Louis Vuitton, Hermès, Prada, Dolce & Gabbana é motivo de grande admiração, sobretudo pela originalidade e pelo apelo visual rico e criativamente bem trabalhado, em abordagens exuberantes ou minimalistas, por profissionais vitrinistas talentosos, criativos, vanguardistas e ousados!

A importância do vitrinista de loja

A importância do vitrinista de loja está diretamente relacionada com a importância da vitrine, mas não se confunde com ela. Uma vez que vitrines bem elaboradas, que atraem a atenção do público, não são fruto do acaso, mas sim da execução criativa e acertada de bons profissionais do vitrinismo.

Esse reconhecimento vem valorizar cada vez mais os vitrinistas e reforçar que, para muitas lojas, contar com o trabalho de bons profissionais do ramo tem se revelado uma verdadeira vantagem competitiva.

Como falamos acima, os profissionais do vitrinismo de loja são os que dispõe das competências e habilidades necessárias para a criação de vitrines que encantam e seduzem o público.

Com a abordagem correta, os vitrinistas fazem com que as vitrines sejam grandes indutoras do comportamento de compra dos clientes. E, para as lojas, as vitrines são um elemento decisivo para o sucesso das vendas, sendo que, para muitas, são um elemento essencial para a própria sobrevivência.


Por favor, compartilhe nosso texto.

E faça também seus comentários abaixo.

Por meio de seus comentários, vamos buscar construir uma proveitosa discussão com o propósito de compartilharmos nossos conhecimentos e experiências, e aprendermos ainda mais sobre a interessante atividade de vitrinista de loja.


Mercado de trabalho para vitrinista

O mercado de trabalho para o vitrinista contempla boas perspectivas, pois, como dissemos, cada vez mais diferentes empresas vêm reconhecendo a importância de apresentar uma vitrine inspiradora.

É interessante observar que o vitrinista pode trabalhar como funcionário efetivo responsável pelas vitrines de grandes redes de lojas, ou trabalhar como profissional independente, freelancer ou prestador de serviço, por meio de sua própria empresa de vitrinismo.

Em ambos os casos, deve sempre procurar propor e executar seu projeto de vitrine compatível com a proposta e a identidade da loja, de modo que o resultado de seu trabalho seja positivamente percebido e bem assimilado pelo público alvo, crie o desejo pelos produtos exibidos e estimule as compras.

Calendário do Vitrinismo

Mesmo considerando diferentes tipos de lojas, é oportuno reconhecer que existe um calendário promocional anual do comércio. Esse calendário promocional faz com que as vitrines variem suas montagens e organização temática, considerando não só as diferentes estações do ano, mas também datas comemorativas muito importantes para o comércio, como o natal, dias das mães, dias dos namorados, dia das crianças.

Além disso, também há feiras de moda, exposições e mesmo outros eventos comemorativos, cuja importância varia em razão do tipo de vitrine e segmento de cada loja, e faz com que as vitrines precisem estar sempre atualizadas.

Assim, como podemos ver, uma vez que as lojas precisam contar com mão de obra profissional necessária à composição atualizada das vitrines, isso faz com que o mercado de trabalho para vitrinista de loja conte com boas oportunidades.

Vitrinismo Fast Fashion

A propósito, sobre a importância de se atualizar e renovar as vitrines, é oportuno também observar que, mesmo considerando o calendário promocional, a moda do momento e eventos comemorativos, tem se tornado imperativo buscar manter as vitrines sempre vivas e renovadas.

Em muitos casos, busca-se renovar a vitrine em frequência semanal, ou mesmo em menor intervalo de tempo. Isso evita a ideia de monotonia da vitrine, e faz com que a atenção do público seja também sempre renovada.

O vitrinismo fast fashion está diretamente relacionado com à abordagem da moda fast fashion.

A moda fast fashion, também chamada de “moda descartável”, busca oferecer frequentes novidades aos clientes, mas em quantidades limitadas, com o intuito de proporcionar uma sensação de exclusividade. Como exemplos de lojas com abordagem fast fashion temos a Zara, Forever 21, GAP, H&M.

Antigamente as coleções da moda eram trocadas com menor frequência durante o ano. Geralmente mudava-se a moda a cada nova estação do ano. Hoje em dia é bem diferente, pois há muito mais lançamentos de novas coleções ao longo do ano.

Tanto isso é verdade que muitas lojas trocam suas coleções, e consequentemente suas vitrines, com uma frequência muito maior. Em alguns casos, a cada uma ou duas semanas uma nova coleção chega às vitrines das lojas.

Curso de vitrinista de loja

Não existe, pelo menos ainda, uma formação acadêmica específica para vitrinismo. Em termos de faculdades, o que temos são cursos em áreas relacionadas, por exemplo, o curso de Bacharelado em Têxtil e Moda na USP, mas isso não é necessário.

Profissionais vitrinistas com formação superior geralmente são formados em design, arquitetura, publicidade, ou marketing, e se especializam em decoração mais voltada para áreas comerciais. Mas os cursos mais indicados são os profissionais de vitrinismo, que são mais específicos, e de menor duração. Por exemplo, o curso de vitrinismo do Senac, e mesmo de outras instituições, os quais podem ser pesquisados na internet.

Mas, além de cursos profissionais de vitrinismo, é importante que o profissional vitrinista complemente o conhecimento com assuntos relacionados ao mundo da moda, conheça os tipos de manequins, iluminação, noções de cenografia e uma diversidade de materiais decorativos.

É fundamental também procurar manter-se sempre atualizado com as novas tendências da moda e com novas tecnologias disponíveis, bem como possuir noções de marketing, comportamento do consumidor, comunicação e economia do varejo.

vitrinismo de loja - vitrine louis vuitton
Vitrine Louis Vuitton

Como começar trabalhar como vitrinista de loja

Para se tornar profissional vitrinista de loja, recomenda-se fazer cursos na área, conforme dissemos no tópico anterior. Mas, tal como em outras atividades, o interesse em trabalhar como profissional vitrinista de loja começa pelo gosto de observar os trabalhos na área, admirando e analisando vitrines de diferentes tipos de loja.

De lojas populares, até as mais sofisticadas, seja em ruas ou em shoppings, as variadas modas expostas, principalmente ao longo das estações e do calendário promocional, favorecem uma grande miríade de vitrines, que podem inspirar trabalhos futuros.

Fontes de conhecimento para profissionais em vitrinismo de loja são conteúdos como moda, decoração, design, marketing, comércio, comportamento do consumidor, entre outros assuntos. Outra importante dica para os interessados é procurar manterem-se atualizados por meio de revistas e também acompanhando blogs da área.

Vitrinista Funcionário de Grandes Redes de Lojas

Conforme dissemos no tópico sobre mercado de trabalho, o profissional vitrinista de loja pode trabalhar como funcionário de grandes redes de lojas ou como profissional independente, por meio de sua própria empresa de vitrinismo.

Assim, o vitrinista deve procurar identificar sob qual forma de atuação seu perfil profissional é mais apropriado, analisando suas expectativas na área, formação, experiência, competência e habilidades necessárias.

Talvez o profissional ache mais conveniente começar suas atividades de vitrinismo em grandes redes de lojas, mesmo como estagiário, aprendiz, colaborador, ou ainda em outras empresas de vitrinismo de profissionais mais experientes.

Pode ser também que as lojas privilegiem profissionais com foco em vendas, habilidades comerciais, gerenciamento etc.

Vitrinista Independente – Empresa de Vitrinismo

Por outro lado, ao optar por trabalhar por conta própria, o vitrinista pode buscar desenvolver melhor suas habilidades artísticas, bem como escolher o segmento de empresas com as quais deseja trabalhar.

Mas sempre com foco no resultado esperado pelos seus clientes empresariais. Pois a razão de seu trabalho é, como fazemos questão de repetir, estimular o desejo dos clientes pelos produtos de vestuário expostos e impulsionar as vendas.

Não é necessário que o interessado em atuar no mercado de vitrinismo de forma independente, por conta própria, tenha que dispor um uma sede física com boa localização. Pelo contrário, pode-se começar por criar um blog ou página nas redes sociais e buscar divulgar seu serviço, prospectar lojas clientes, bem como fornecer meios de contato.

Os vitrinistas têm a seu favor o fato de as vitrines de seus clientes lojistas se transformarem em suas próprias vitrines, por meio da exibição digital de seu portfólio de projetos e trabalhos executados.

E a internet propicia, por meio de blogs e páginas em redes sociais, a exibição de um catálogo digital que o profissional deve considerar como o seu principal e verdadeiro cartão de visitas.

Arregaçando as Mangas no Vitrinismo

Para começar, é necessário que o vitrinista de loja arregace as mangas e procure ajudar em projetos de vitrinismo mesmo durante sua fase inicial de aprendizagem. Importante também que documente isso de forma fotográfica, para ter registros de imagens de suas participações profissionais.

O vitrinista também pode, inclusive, voluntariar-se para cuidar de vitrines de pequenas lojas e boutiques. Essa postura é enriquecedora por vários motivos: agrega mais experiência profissional, fornece um portfólio dos projetos realizados e gera publicidade dos seus trabalhos.

Arregaçar as mangas também é trabalhar de forma ativa na prospecção de clientes. Isso envolver contactar lojas e explicar as vantagens que podem resultar da criação de vitrines que se destaquem na busca de atenção do público consumidor.

O vitrinista deve demonstrar clareza no entendimento da vitrine proposta e elencar os resultados esperados.

Buscar desenvolver parcerias para vitrinista de loja é também algo que deve considerar fazer. Parcerias no mercado hoje em dia têm sido um componente decisivo para o sucesso dos negócios.

Parceria para Vitrinista de Loja

O mercado de vitrinismo, assim como muitos outros mercados, precisa criar e desenvolver parceiros de negócio com o objetivo de construir vantagens competitivas. O melhor tipo de parceria é aquela que oferece vantagens para todas as partes direta ou indiretamente envolvidas. Chamamos esse tipo de parceria de relação “ganha-ganha”.

Mas, além do compartilhamento de vantagens, é importante também que a parceria seja sustentável e duradoura, para que os parceiros possam continuar usufruindo dessas vantagens também nos demais trabalhos a serem executados.

Os benefícios conquistados com boas parcerias conferem satisfação, aumentam a relação de confiança e solidificam o interesse em se preservar a parceria construída.

O profissional vitrinista de loja conta com um mercado favorável à sua atuação, mas cada vez mais competitivo e exigente. Neste cenário, o vitrinista precisa se destacar e, principalmente, buscar aproveitar oportunidades advindas também das parcerias, especialmente se elas forem do tipo “ganha-ganha”.

Temos os principais elos na atividade de vitrinismo: divulgação profissional, prospecção de clientes, cadeia de fornecedores de produtos, execução dos trabalhos. Os aliados para cada uma dessas frentes podem se mostrar bons exemplos de parceiros de negócios.

É possível criar parceria do tipo “ganha-ganha” com alguns dos fornecedores dos produtos a serem utilizados nas vitrines. E aqui podemos falar do fornecimento de manequins.

A importância dos manequins se justifica com a própria importância das vitrines, mas não se limita a elas. Uma vez que os manequins também devem contemplar os espaços internos das lojas, para dar mais opções de exposição para outras roupas.

Como vimos em Técnicas para vender mais roupas explorando melhor os manequins, os manequins fortalecem sobremaneira o visual merchandising, especialmente por meio dos recursos de up selling e cross selling.

vitrinista parceria
Vitrinista, vá mais longe com parceria de sucesso!

 

Parceria de Vitrinista com Fabricante de Manequins

Os manequins são elementos indissociáveis do vitrinismo de loja. Assim, é importante ter um fabricante de manequins de qualidade, que possui um grande portfólio de modelos. E, por ser fabricante, pode também consultar a possibilidade de poder contar com manequins em cores ou modelos personalizados.

Mesmo sendo um bom profissional no ramo de vitrinismo, só se conseguirá ir mais longe por meio de uma boa parceria. Por isso que especialistas afirmam que uma parceria de negócio é fundamental não só para possibilitar mais vantagens aos profissionais, mas também decisiva cada vez mais para o sucesso nos diferentes setores profissionais.

Saiba mais sobre parceria de vitrinista com fabricante de manequins. Veja que é possível ter um parceiro fornecedor de manequins, com quem você pode contar nos projetos de vitrinismo que executar. E tire proveito da relação “ganha-ganha”.

Conclusão

Como pudemos ver, vitrinista de loja é o profissional responsável por tornar as vitrines mais sedutoras. Por meio do trabalho dos profissionais do vitrinismo, cria-se um apelo visual que atrai a atenção do público e estimula a decisão de compra.

A origem do vitrinismo remonta aos primórdios dos mercados antigos. E sua evolução ao longo do tempo foi se intensificando e revelando sua importância. Hoje em dia, as vitrines têm sido elementos decisivos para o sucesso das lojas. E é uma vantagem competitiva para muitas empresas contar com bons profissionais do vitrinismo.

Em razão disso, os vitrinistas têm sido cada vez mais reconhecidos e valorizados, o que traz boas perspectivas para esse mercado. Mas também ele tem sido cada vez mais competitivo, e exigido dos profissionais do vitrinismo cada vez mais dedicação aos trabalhos e a necessidade de se manterem sempre atualizados.

Não existe, pelo menos ainda, uma formação acadêmica exclusiva para a formação em vitrinismo de loja, mas sim cursos profissionais voltados especificamente para a criação de vitrines, contemplando não apenas aspectos artísticos, mas também noções de marketing, vendas, comportamento do consumidor, varejo e etc.

O vitrinista de loja pode trabalhar como empregado de grandes redes de lojas ou também trabalhar com sua própria empresa de vitrinismo. Deve sempre procurar propor e executar projetos de vitrine compatíveis com a proposta e a identidade das lojas, objetivando induzir as vendas, razão principal de seus trabalhos.

Para que o profissional do vitrinismo de loja possa ser mais bem sucedido, é necessário criar parceria estratégica de negócios. Assim, é necessário que os vitrinistas conheçam e busquem parcerias do tipo “ganha-ganha”, pois isso cria vantagens adicionais e lhes permitem retornos econômicos maiores.

Por fim, trata-se de uma área profissional promissora e estimulante, ao envolver habilidades artísticas e criativas, cujos trabalhos encantam e seduzem o público. Tão importante quanto a qualidade do produto, é a sua apresentação. E o sucesso de vendas de muitas lojas é resultado do mérito dos trabalhos do vitrinista de loja.


Por favor, compartilhe nosso texto.

E faça também seus comentários abaixo.

Por meio de seus comentários, vamos buscar construir uma proveitosa discussão com o propósito de compartilharmos nossos conhecimentos e experiências, e aprendermos ainda mais sobre a interessante atividade de vitrinista de loja.


Deixe uma resposta