manequins para loja

Manequins para Loja

Quando se fala sobre manequim, os termos mais associados são manequins para loja, manequim feminino, manequim de fibra, comprar manequim, loja de manequim e manequins online.

Se a proposta dos manequins nas vitrines e no interior das lojas atende ao estímulo de satisfação e interesse do público potencial, então o trabalho de vender as mercadorias se torna muito mais fácil. Em razão disso, esperamos ajudar com informações sobres os tópicos acima.

Em termos práticos, focamos em dicas para comprar manequins pela internet de uma forma mais inteligente.

manequim-para-loja

Manequins para Loja

Os manequins para loja vêm ganhando cada vez mais atenção. A importância dos manequins se justifica por eles serem responsáveis por fazerem as lojas de roupas venderem mais, e mais rapidamente.

Eles são considerados os principais elementos do visual merchandising no varejo da moda e vestuário.

Assim, os manequins devem ser utilizados para destacar o que há de melhor nas lojas. Inclusive sugerindo também aos clientes as combinações dos looks apresentados.

O apelo visual causado pelo manequim é tão efetivo que seu uso vai além das lojas de roupas.

A função dos manequins é estar nas lojas para fazer com que elas vendam mais. Não se deve ter os manequins apenas como uma simples exibição das roupas. Afinal, os manequins são vendedores silenciosos.

Os manequins na vitrine chamam atenção do público potencial, despertam o desejo e estimulam à decisão de compra.

Manequins para Vitrine

manequins-para-vitrine
Manequins para Vitrine – As vitrines são como propagandas gigantes

As vitrines são como propagandas gigantes, com a vantagem de serem exibições verdadeiramente tridimensionais. Oportuno afirmar que os princípios da publicidade também se aplicam às vitrines.

Dos conhecimentos de marketing, sabemos que a impressão causada pela propaganda é a primeira e mais eficaz qualidade de um anúncio.

Os recursos do merchandising da moda têm um forte impacto sobre as vendas. Mas nada é tão importante quanto à presença dos manequins nas vitrines. Fatores de estímulos psicológicos são explorados para criar uma primeira impressão positiva e cativante para atrair os clientes certos para as compras.

Nossos cérebros são orientados a tomar decisões rápidas e a criar primeiras impressões. Isso nos dá a capacidade, por exemplo, de julgar rapidamente os níveis de perigo. Distinguir gostos e desgostos. Bem como sermos subjetivos sobre a importância ou a insignificância de algo para nós.

Os manequins devem ser bem elaborados e organizados nas vitrines com o sentido de não apenas atrair a atenção das pessoas, mas sim atrair as pessoas que vão comprar algo do que a loja expõe.

Usar abordagens apropriadas e trabalhar melhor as informações em um ambiente de varejo é muito benéfico. E as vitrines são um excelente exemplo de onde essas características psicológicas podem ser estimuladas favoravelmente. A propósito, vale a apena conferir esse conteúdo sobre a atividade de vitrinista de loja, profissional responsável pela criação de vitrines inspiradoras.

Manequim de Loja

Por meio dos manequins, a exposição das vitrines faz com os que o público potencial visualize e imagine como seria vestir as roupas neles expostas. Um aspecto interessante é que as pessoas se projetam nos manequins.

Mas vale dizer que os manequins não se limitam às vitrines, uma vez que também devem estar presentes no interior das lojas.

Se a loja vende tanto roupas femininas quanto masculinas, misture então os manequins masculinos e femininos tanto na vitrine quanto no interior da loja.

Embora isso possa parecer redundante, mas o fato é que a combinação de manequins masculinos e femininos ajudar a criar um ambiente mais descontraído e dinâmico.

Com uma boa quantidade de manequins, pode-se trabalhar de forma mais eficaz e efetiva outras técnicas para vender mais roupas, como o cross selling e o upselling.

Manequim Feminino Para Loja

No mercado de manequins para loja, os manequins femininos são os mais demandados. E é o grupo que conta com a maior variedade de poses e modelos.

A razão disso é naturalmente entendida porque o mercado da moda e vestuário é mais consumido do pelo público feminino.

Entre os modelos de manequins femininos para loja de roupas, temos manequins abstratos, popularmente conhecidos como manequins cabeça de ovo, manequins femininos semi abstratos, manequins femininos realistas, manequins femininos fitness, manequins femininos plus size ou manequins gg, dentre outros.

Por conta dos diferentes tipos de manequins femininos para loja de roupas, há mais para se dizer. É oportuno podermos afirmar que já se passaram os dias em que os manequins apenas buscavam retratar um ideal de corpo, um modelo ideal.

Hoje em dia, o mercado de manequins dispõe de modelos cujas formas físicas se aproximam mais da realidade do público.

No Brasil, há manequins que são mais representativos do biotipo da mulher brasileira. Manequins com um quadril mais acentuado, diferentes dos modelos flats importados, os chamados manequins retos, sem curvas.

Além disso, dois mercados opostos da moda também têm merecido cada vez mais atenção. De um lado, a moda plus size, com os manequins plus size, ou manequim gg para loja. Do outro lado, a moda fitness, com os manequins fitness.

Entre as dicas sobre manequins femininos, vale a pena destacar a possibilidade de se colocar perucas nos manequins, mesmo nos manequins cabeça de ovo. Mas é importante falar que as perucas, tais como as peças do vestuário, exigem cuidados constantes. Inclusive, deve-se evitar calor sobre as perucas sintéticas.

Outra dica que torna os manequins bem expressivos é colocar adesivos que imitam expressões faciais. Isso transmite uma ideia de atitude aos manequins, que tem sido bastante valorizado pelo público.

Manequim Masculino para Loja

manequim-masculino-para-loja
Manequins masculinos para loja vêm ganhando mais opções de modelos – Destaque para Manequins Abstratos

Os manequins masculinos para loja de roupa formam um grupo que vêm ganhando mais opções de modelos.

Afinal, o mercado de moda masculina tem crescido mais que o mercado feminino. E algumas grifes têm apresentado novas coleções e desfiles exclusivos para os homens.

Segundo dados do IBGE, nos últimos anos o segmento da moda para o público masculino avançou 12,5%, mais do que os 8,5% do mercado feminino.

E, de acordo com reportagem da revista Época, o público masculino já representa a metade dos frequentadores dos shoppings nacionais. E estão comprando mais vezes ao mês.

Assim, a moda já não é mais prioridade apenas das mulheres, pois muitos homens também se preocupam com a imagem. Afinal, é o primeiro contato que tem com as pessoas.

Escolhendo Manequins

Tal como em outros negócios, o lojista de roupas e vestuário que deseja tirar proveito do mercado da moda masculina deve saber exatamente em qual segmento do mercado pretende atuar. Com isso, fazer escolhas apropriadas dos manequins masculinos para a composição dos looks dá mais resultados.

Dois importantes segmentos da moda masculina são o Mercado de Moda de Luxo e o Mercado de Moda Casual, com diferentes tendências entre si.

No segmento do Mercado de Moda de Luxo, a tendência do visual consiste em renovar o estilo clássico por meio de novos cortes e com o emprego de tecidos modernos.

Para a composição dos looks, os manequins masculinos mais indicados são aqueles em poses retas ou frontais, robustos, podendo até ser fitness, mas não muito musculosos.

Já no segmento de Mercado de Moda Casual, a moda é mais despojada. E conta com peças como jeans, camisetas, blazers e bermudas, que são os itens com a maior fatia deste mercado.

Os manequins masculinos mais indicados para a composição dos looks casuais são os com poses mais descontraídas. Manequins mais fitness também são uma boa pedida, uma vez que eles dão um caimento mais encorpado às roupas.

Vestindo Manequins Masculinos

Vale a pena saber que o público masculino busca roupas que sintetizem sua personalidade e estilo de vida. Os homens são também mais ágeis na hora da compra e prezam pela funcionalidade das roupas.

Os manequins masculinos devem procurar vestir peças que passem a elegância do dressing up. Isso remete aos looks casual, esportivo e informal, muito requisitados pelo consumidor masculino.

E, por falar dos looks dos manequins, os homens também se interessam pelas escolhas das combinações dos complementos e acessórios.

Razão pela qual ressaltamos a importância de procurar vestir os manequins de forma mais atenta às demais peças de roupas e acessórios.

Como costumamos dizer, manequins vendem looks completos. Confira técnicas para vender mais roupas e saiba mais.

Manequim de Fibra

Manequim de fibra, mais precisamente, manequim fibra de vidro, como o nome já sugere, se refere aos manequins feitos em fibra de vidro. Às vezes também são referidos de forma mais simplificada, como manequim fibra.

Entre os diferentes materiais usados na fabricação dos modelos, os manequins de fibra são disparadamente os mais consumidos.

A fibra de vidro possui propriedades interessantes para a fabricação de peças modeladas. Possibilita trabalhar com riqueza de detalhes na forma das peças e possui características físicas de resistência ao calor, não deformidade e leveza.

Houve a época dos manequins compostos por aramados metálicos. Eles buscavam dar encorpamento aos bustos de vestidos e volume para saias, por exemplo.

Mas os manequins para loja já foram desenvolvidos também a partir de uma grande variedade de outros tipos de materiais. Por exemplo, manequim de madeira, cera, arame, gesso, até mesmo papel e papelão, pano, plástico, polietileno, fibra de vidro resinada.

Os últimos quatro materiais acima ainda são comumente usados na fabricação de diferentes tipos de manequins, com suas vantagens e desvantagens.

Manequim de Pano

Os manequins de pano costumam possuir componentes aramados em seu interior e são flexíveis. Mas não permitem a fabricação de manequins com corpos anatomicamente mais modelados.

O pano também é um material que acumula poeira e se desbota no interior das vitrines.

Alguns lojistas descartam comprar novamente manequim de pano, em preferência aos manequins de fibra.

Manequim de Plástico

Manequins de plásticos são em geral de qualidade inferior e mais baratos.

Mais comuns em feiras de lojas populares, o acabamento anatômico de um manequim de plástico não valoriza a exibição de roupas de mais qualidade.

As expressões faciais dos manequins de plástico, quando existem, não costuma agradar aos clientes.

Manequim de Polietileno

Os manequins de polietileno possuem grande resistência a impactos. Eles podem ser feitos com considerável riqueza de detalhes e são relativamente leves.

Mas os preços dos manequins de polietileno são a principal desvantagem deste tipo de manequim.

De forma geral, os fabricantes de manequins de polietileno tentam defender os altos preços com o argumento de que os manequins são mais duráveis. Mas isso definitivamente não justifica comprar manequins tão caros.

Conforme demonstram os estudos de marketing, o visual merchandising do varejo deve ser constantemente renovado.

Em relação aos manequins, o ideal é que se possa trocá-los a cada 03 anos, pelo menos.

Essa tendência à renovação contínua das vitrines, do interior das lojas, do ambiente dos espaços de compra, ganha ainda mais força com o atual fenômeno do mercado da moda fast fashion.

Manequim de Fibra de Vidro

Pelas razões expostas acima, fica fácil perceber porque os lojistas têm preferência pelos manequins de fibra.

De fato, manequins fibra apresentam a melhor relação custo/benefício. E isso se deve fortemente às características da fibra de vidro trabalhada com resina de poliéster.

Entre as principais características da fibra de vidro, temos a leveza, quando comparadas às peças metálicas de resistência similar. Resistência, impermeabilidade e não deformidade.

Mas é importante dizer que peças em fibra de vidro não são inquebráveis. Por isso, é necessário ter cuidados tanto ao montar os manequins quanto a sempre que for necessário trocar as peças de roupas.

Outro cuidado também é o de não posicionar os manequins no caminho percorrido pelas pessoas, para evitar o risco de quedas e danos.

Devido ao fato de não apresentarem superfície porosa, são também mais higiênicos. Especialmente também quando são pintados com tinta automotiva brilhante. E isso facilita a limpeza, que pode ser feita com lenços ou panos secos.

Os manequins em fibra de vidro podem apresentar maior resistência quando a espessura da laminação é reforçada. O que é o caso dos manequins comercializados pela Manequins e Cia.

Independentemente do tipo de material utilizado em sua fabricação, os manequins utilizados pelas lojas são mesmo o principal recurso do visual merchandising.

Como gostamos de afirmar, a missão dos manequins é fazer com que as lojas vendam mais roupas.

Manequim no Brás

Manequim no Brás era uma opção dos lojistas antigamente, quando não se dispunha de outros fabricantes e de lojas online que pudessem atender essa demanda.

Aliás, hoje em dia, boa parte dos lojistas de roupas de diferentes cidades do Brasil optam por comprar manequins pela internet, como veremos abaixo.

O Brás é um bairro situado na região central de São Paulo. Tem origem rural, na antiga região de chácaras, isolada por depósito de lixos.

Um dos proprietários de chácara chamava-se José Brás, um português que fez algumas melhorias locais, cuja benemerência lhe conferiu a homenagem de uma praça com seu nome. Daí, a provável origem do nome do bairro (porque alguns historiadores também elencam outras possibilidades).

Com a instalação de uma companhia de gás, o local se estabeleceu como um bairro pobre de operários.

E a partir da década de 40, o bairro passa a figurar como local de comércio popular. Característica que permanece até hoje, mais notadamente o comércio de roupas.

Loja de Manequim no Brás

Da relação com o comércio de roupas, surgiu também o comércio de equipamentos para lojas, inclusive a venda de manequins.

Contudo, os lojistas de roupas não compram manequins no Brás com a mesma facilidade com que compram roupas para abastecer suas lojas.

Pela internet, é possível comprar manequins de melhor qualidade e preços justos, como na loja de manequins Manequins e Cia, que vem conquistando cada vez mais clientes em todo o Brasil e sobre a qual falaremos mais abaixo.

Muitos clientes se queixam de que os manequins comercializados no Brás apresentam baixa qualidade.

Lojas com pouca variedade de modelos e com valores de manequins relativamente caros e com problemas de acabamento e de pintura.

As lojas de manequins do Brás também costumam cobrar mais caro se a modalidade de pagamento é na forma de cartão, mesmo que seja débito à vista. Por esse motivo, quem pretende comprar manequim para loja se sente quase obrigado a pagar usando dinheiro.

E isso é uma preocupação de muitos que vão ao Brás. Pois, de acordo com dados da própria secretaria de segurança municipal, a região é considerada uma das mais perigosas da capital. Os índices de assaltos e roubos são de fato bem altos.

Comércio de Manequim Usado

Deve-se tomar o cuidado de não comprar manequins usados ou reformados como sendo novos. Pois a falta de qualidade e padrão de acabamento podem comprometer a imagem da loja de roupas e afugentar o público.

Sobre manequins usados, falaremos mais no tópico abaixo.

Os clientes também reclamam de que as lojas de manequins do Brás cobram um valor mais caro para emitir a nota fiscal. O que é errado, segundo o código de defesa do consumidor e legislação tributária.

E, sem a nota fiscal, corre-se o risco de a mercadoria ser apreendida pelos agentes de fiscalização durante os transportes.

Aliás, por falar do transporte, devido às dimensões dos manequins, eles não são transportados com a mesma facilidade de mercadorias pequenas. Falaremos mais sobre o transporte dos manequins em tópico abaixo.

As caixas de manequins ocupam grandes espaços. Muitas vezes, os lojistas não encontram espaço suficiente para transportar os manequins nos ônibus. Às vezes, têm até de pagar aluguel para armazenarem os manequins até encontrar um outro meio de transporte.

Talvez por isso, muitos lojistas de roupas têm preferido comprar manequins pela internet.

Aliás, muitas lojas de manequins no Brás têm encerrado suas atividades, sendo que algumas vêm procurando migrar para ambientes online.

Manequim de Loja Usado

Alguns clientes lojistas às vezes começam a pesquisar por manequins usados, na intenção de comprar alguns modelos em bom estado de uso a preços mais acessíveis.

Isso pode apresentar o problema de se não dispor do mesmo padrão de modelos para a composição das quantidades ideais de manequins para as lojas de roupas. Sobre quantidades ideais de manequins, confira Importância dos Manequins.

Assim, não convém comprar um manequim com determinado tipo de cabeça, determinada cor de pintura e acabamento. Enquanto o outro manequim difere deste padrão da loja. Os consumidores de roupas logo percebem que a loja parece não prezar pela qualidade. E isso se reflete na rejeição das compras.

Uma opção mais inteligente, é procurar comprar manequins novos, diretos da fábrica, através de loja online.

Como veremos a seguir, lojistas do Brasil inteiro podem contar com a comodidade na hora de comprar manequins, escolhendo-os em catálogos online.

Loja de Manequim Online

Hoje em dia é cada vez maior o público lojista que procura manequins pela internet, através das lojas de manequins online.

Seja para quem vai abrir uma loja de roupas, seja para quem vai expandir os negócios, ou mesmo para renovar o conjunto dos manequins, as lojas online têm se mostrado uma excelente opção.

Transporte dos Manequins

Diante de um catálogo bem completo de manequins, lojistas de todo o Brasil podem escolher os modelos de preferência para suas lojas e receberem os manequins pelas transportadoras.

Aliás, é importante observar que normalmente os manequins, devido ao seu tamanho, são comercializados em caixas grandes. No caso de um manequim tamanho adulto, o comprimento da caixa tem cerca de 1,84 m (184 cm).

Os correios brasileiros não transportam mercadorias cuja dimensão ultrapasse 105 cm. Mas isso não impede o manequim de ser comercializado e enviado para os mais remotos locais. O que é feito por meio de empresas de transporte, mais comumente as transportadoras rodoviárias.

Por meio dos dados da nota fiscal, o comprador consegue localizar o transporte de seus manequins diretamente com as transportadoras. Algumas empresas de transporte possuem sistema de rastreamento online. Enquanto em outras, a informação de localização e prazos de recebimento podem ser consultados por telefone.

Espera-se que a tendência de as transportadoras disponibilizarem informações por meio da internet seja mais comum. Tal como é feito nos Estados Unidos e em Países da Europa. O que torna a obtenção das informações sobre rastreamento de mercadorias transportadas mais fácil e prática.

Cuidados no Recebimento de Mercadorias Transportadas

Outra observação muito importante a se fazer é em relação aos cuidados na ocasião do recebimento das mercadorias das transportadoras. E vale não só para a compra e recebimento de manequins. Pois esses cuidados servem para TODOS os produtos adquiridos e recebidos por meio de transportadoras.

Geralmente os transportes de mercadorias contam com seguros que podem ser acionados caso haja algum dano ao produto. Neste caso, o valor do produto informado na nota fiscal pode ser devolvido ao comprador.

E isso é uma garantia para que os clientes lojistas possam fazer compras pela internet e receberem seus produtos das transportadoras com mais segurança.

Mas é altamente importante que a mercadoria seja conferida no ato da entrega, na hora do recebimento. Seja qual for o estado da embalagem utilizada, a mercadoria deve ser aberta e conferida no ato da entrega.

E, como fazemos questão de reforçar, esse cuidado vale para todas as mercadorias recebidas por meio de serviços de transportes.

Conferindo as Mercadorias Transportadas

Assim, na hora do recebimento das mercadorias, INDEPENDENTEMENTE do estado da caixa ou embalagem utilizada, o comprador APENAS deve assinar o canhoto de recebimento da mercadoria APÓS conferir cuidadosamente cada um dos produtos adquiridos.

Em hipótese alguma não deve assinar o canhoto de recebimento de mercadorias sem ter aberto as embalagens e conferido a integridade delas. Mesmo que o entregador da transportadora alegue que está com pressa por conta de outras entregas ou que o caminhão está estacionado em local proibido.

Caso chegue algum produto quebrado, deve-se recusar o recebimento deste e fazer observação no canhoto da transportadora: “Recuso o recebimento total/parcial porque a mercadoria chegou danificada devido ao transporte”. Muito importante proceder desta forma.

Neste caso, a transportadora não entregará o produto danificado, e o recolherá de volta. E procederá a indenização ao comprador, com base no valor declarado em nota fiscal.

Mas esse cuidado deve ser feito na hora exata da entrega das mercadorias, e não depois. E não interessa o estado da caixa ou embalagem utilizada.

Mesmo que a caixa aparente não estar amassada ou inviolada, é necessário abrir e conferir a integridade dos produtos.

Pois é possível que o produto tenha sofrido algum impacto e a caixa não se deforme. Especialmente porque geralmente se utilizam caixas de papelão, que podem voltar ao estado normal após impactos ou choques mecânicos.

Não se deve assinar o canhoto de recebimento sem se conferir previamente e cuidadosamente a integridade dos produtos.

Com esses cuidados em mente, os clientes estão mais resguardados.

E podem contar com boas opções das lojas online. Com as vantagens de poderem comprar manequins diretos da fábrica, com preços mais econômicos.

Manequins e Cia

A loja online de manequins Manequins e Cia conta com uma linha completa de modelos. Desde os manequins infantis, juvenis, adultos, masculinos, femininos, plus size ou fitness. O catálogo de manequins pode ser conferido diretamente pela internet.

A empresa atende clientes lojistas de todo o Brasil, e despacha quase diariamente manequins diretos de sua fábrica para lojas do estado do Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Bahia e vários outros estados.

Muitos empreendedores que vão montar suas lojas de roupas acessam o site da loja de manequins e fazem suas escolhas. E recebem os modelos que vão se destacar nas vitrines, e fazer parte importante do visual merchandising de seus negócios.

Aliás, vale a pena conferir o rico conteúdo sobre a importância dos manequins nas vendas de roupas das lojas.

Entre as vantagens dos manequins comercializados pela Manequins e Cia, estão as seguintes características:

  • Manequins com maior riqueza de detalhes anatômicos, valorizando o caimento das roupas;
  • Manequins em fibra de vidro reforçados, com braços articulados nos ombros;
  • Pintura verdadeiramente automotiva (PU);
  • Opção de encaixes de bases que permitem colocar calçados nos manequins;
  • Manequins com formas corporais delicadas e robustas;
  • Grande variedade de modelos de manequins femininos, manequins masculinos, manequins infantis e juvenis.

Com a possibilidade e a facilidade de se comprar manequins pela internet, vale a pena contar com o atendimento da Manequins e Cia.

Conclusão

O perfil do consumidor da moda sofre alterações constantemente. É imperativo estar atualizado com essas evoluções.

A intenção deve ser a de buscar uma melhor compreensão da realidade. Com isso, poder promover uma oferta mais assertiva para cativar, conquistar e manter o público.

E um dos meios mais efetivos de promover a moda no varejo é com os manequins. Considerados o principal elemento do visual merchandising.

Os manequins femininos formam o conjunto com a maior quantidade de modelos e variedades. Isso por conta da demanda de roupas ser maior pelas mulheres.

Mas o mercado da moda masculina recentemente tem crescido mais e ganhado mais atenção. Por isso, também se pode contar com uma boa quantidade de manequins masculinos. Com opções de modelos que podem ser mais apropriadas para diferentes públicos.

Os manequins de fibra possuem vantagens de qualidade de acabamento e pintura, riqueza de detalhes e preços atraentes. São os preferidos pelo público lojista da moda e vestuário.

Por fim, cada vez mais os lojistas do vestuário vêm percebendo e constatando a comodidade e facilidade de comprar manequins pela internet.

Especialmente quando se pode contar com as vantagens de loja de manequins como a Manequins e Cia, que possui um catálogo completo de manequins, para os mais diferentes tipos de lojas e seus respectivos públicos.

O fato é que os manequins para loja estão aqui e vieram para ficar. São elementos decisivos na força de vendas, considerados vendedores silenciosos.

Dada a sua importância, os manequins devem ser bem explorados com o intuito de se tirar o máximo proveito deles.

Como dissemos, os manequins humanizam a exposição das roupas.

Por meio deles, o público consumidor faz uma projeção de si próprios nos manequins. Daí, surge o desejo por aquelas peças da moda tão bem expostas.

O resultado prático disso se traduz em mais vendas de roupas pelas lojas.

 

Compartilhe!...

Deixe uma resposta