Importancia do Manequim

Importância do Manequim

Importância do Manequim. Para que servem os manequins? Manequins servem para vender mais roupas! Vejamos como explorar melhor os manequins para vender mais roupas. Saiba Mais!


Comecemos nosso texto sobre a importância do manequim com a seguinte pergunta, cuja resposta é eminentemente, e propositadamente, pragmática.

Para que servem os manequins?

Manequins servem para vender mais roupas!

Por: Vagner Justino, Marketing, USP – Universidade de São Paulo

vagner.justino@usp.br

Importância do Manequim
Importância do Manequim – Manequins servem para vender mais roupas

Os manequins desempenham um importante papel no varejo da moda. Tanto que já é consenso nos estudos e pesquisas sobre estratégias para aumentar vendas no varejo que os manequins fazem com que as lojas vendam mais roupas.

Mas, além disso, novos estudos de marketing têm revelado que, além de venderem mais roupas, os manequins também fazem com que as lojas vendam roupas de forma mais rápida.

Importância dos manequins
Manequins fazem as lojas venderem mais roupas

Com isso em mente, devemos dizer que o objetivo do nosso texto é ir um pouco mais a fundo na compreensão da importância do manequim como elemento impulsionador das decisões de compra de roupas.

Esperamos que, após a leitura desse nosso post (entre outros que sugerimos aqui, por meio dos links), você tenha um entendimento melhor dos manequins e sua importância, através das informações que compartilharemos aqui, promovendo estratégias para aumentar as vendas no varejo.

Também é possível conferir mais dicas e informações sobre manequins para loja, com foco em compra pela internet. Basta acessar o link.

Inclusive, seus comentários são muito importantes para que possamos construir uma proveitosa discussão a respeito desse assunto, compartilhando conhecimentos e experiências, com o objetivo de aprendermos ainda mais sobre a importância do manequim.

Procuramos adotar uma abordagem didática e informal, para que sua leitura seja uma fonte de conhecimentos e consultas, e que seja agradável para você.

importância-do-manequim-3
Manequins servem para vender mais roupas

Navegue também pelos nossos outros textos complementares sobre manequins e volte a eles sempre que possível, pois procuraremos sempre deixá-los cada vez mais completos e atualizados. Especialmente também com sua participação e sugestão nos comentários abaixo.

Afinal, lojistas do vestuário sempre procuram inovações sobre como aumentar suas vendas com criatividade.

IMPORTÂNCIA DO MANEQUIM

9 Tópicos sobre Manequim

Estruturamos nosso texto em 9 tópicos, por meio dos quais traremos informações e dicas sobre como explorar melhor o fantástico recurso dos manequins e vender mais roupas:

manequins-vender-mais-roupas
Como explorar melhor o fantástico recurso dos manequins e vender mais roupas
  1. Manequins, Principal Recurso do Visual Merchandising;
  2. Manequins são Vendedores Silenciosos;
  3. Apelo Visual Causado pelo Manequim;
  4. Manequins Vendem Looks Completos;
  5. Qual é a Quantidade Ideal de Manequins;
  6. Tipos de Manequim para Loja;
  7. Vida Útil dos Manequins;
  8. Cuidados com os Manequins;
  9. Conclusão.

Por meio deste texto, e dos demais, procuraremos aprofundar o conteúdo sobre a importância do manequim. Como dissemos, nossa intenção é fazer com que você possa vender mais roupas, explorando melhor o fantástico recurso dos manequins.

Prontos? Vamos então falar do principal recurso do visual merchandising e, logo após, dos vendedores silenciosos.

Manequim, Principal Recurso do Visual Merchandising

Manequins são considerados o principal recurso do visual merchandising no varejo da moda e vestuário. Visual merchandising é a área do marketing responsável pela promoção do produto no ponto de venda. Trata-se, portanto, de ações de vendas no varejo.

Ações de venda no varejo
Ações de venda no varejo

Outros recursos do visual merchandising são a iluminação, o uso do espaço das lojas, técnicas de vendas, eventos promocionais, entre outros, dos quais, os manequins têm papel de destaque.

Pois uma coisa é a roupa estar pendurada em cabides ou sob prateleiras das lojas. Outra coisa, bem diferente e mais interessante, é a roupa estar devidamente vestida nos manequins, possibilitando ao público conferir com mais riqueza de detalhes o caimento das peças, bem como a combinação de acessórios e sugestão de looks.

Os manequins para loja, assim, dão uma identidade visual personalizada e personificada para as roupas e acessórios (e como veremos adiante, essa personificação é um grande trunfo). Do contrário, uma roupa colocada pendurada num cabide pareceria simplesmente um saco de pano.

A propósito, sobre o aumento da receita de vendas por meio da combinação de acessórios, iremos tratar disso no tópico manequins vendem looks completos, mais abaixo.

importancia-do-manequim-imagem

A indústria da moda e vestuário tem aprendido que explorando melhor os manequins elas não só vendem mais roupas, como também vendem mais rapidamente, levando à desejável renovação dos estoques e aumento do fluxo de caixa positivo da empresa. Eis aí a razão da importância do manequim.

O resultado disso é que nos últimos anos os manequins vêm se popularizando cada vez mais, seja por meio dos diferentes tipos de manequins disponíveis no mercado (veremos isso no tópico tipos de manequins). Seja principalmente também pelas quantidades cada vez maiores de manequins nos diversos tipos de lojas (falaremos mais sobre isso no tópico qual é a quantidade ideal de manequins).

Seja qual for o tamanho e o segmento das lojas de roupas, para os especialistas em comércio e varejo da moda e vestuário, é inconcebível imaginar uma loja sem a presença dos manequins.

mais-manequins-para-loja
Cada vez mais, mais manequins

Tão grande tem sido o reconhecimento da importância dos manequins, que vale a pena observar que muitas lojas hoje em dia têm até uma quantidade bem maior de manequins do que a própria quantidade de vendedores.

Estratégias para aumentar vendas no varejo
Estratégias para aumentar vendas no varejo

Por isso, chama atenção observar o reconhecimento do fenômeno dos manequins como vendedores silenciosos.

Manequins são Vendedores Silenciosos

Os manequins são recursos importantes para atrair a atenção para as roupas e acessórios neles expostos. Mais do que simples suportes, manequins são decisivos para estimular o público a comprar.

Manequins na vitrine - Vendedores silenciosos
Manequins na vitrine – Vendedores silenciosos

Todas as decisões de compra são feitas com base em considerações racionais e emocionais dos clientes. A qualidade do produto, por exemplo, é um importante atributo considerado racionalmente no momento da compra.

Em termos emocionais, por sua vez, a apresentação do produto pode ser ainda mais importante do que todos os demais atributos. E essa forte importância da apresentação dos produtos se justifica primordialmente pela própria avaliação dos sentidos humanos na percepção das coisas.

De acordo com pesquisas em neuroaprendizagem, a visão responde por 83% como fonte sensorial de conhecimento, seguida de 11,0% pela audição, 3,5% pelo olfato, 1,5% pelo tato e 1,0% pelo paladar.

medidas para aumentar vendas
Medidas para aumentar vendas

Por isso, a visão é definitivamente o principal sentido responsável pelas decisões de compra, pois é através dela que a percepção dos produtos se dá de forma mais rápida e, também, geralmente em maior quantidade de informações. Pois a visão pode proporcionar aos consumidores muito mais informações do que todos os demais sentidos.

Mas existe ainda outra consideração emocional que faz o público potencial responder positivamente à figura dos manequins. A razão disso é porque as pessoas interpretam os manequins como uma forma de personalização e personificação das roupas e acessórios neles expostos.

Os manequins, assim, humanizam a exposição das roupas nas vitrines e no interior das lojas.

Manequins são vendedores silenciosos
Manequins são vendedores silenciosos

Por isso, os manequins merecem o título de vendedores silenciosos.

Apelo Visual Causado pelo Manequim

No processo de compra, as etapas mentais pelas quais o consumidor passa são a atração, o interesse, o desejo e a ação (a compra propriamente dita).

Modernamente as empresas têm cada vez mais procurado desenvolver e aperfeiçoar as abordagens para cada uma dessas etapas. Com isso, elas buscam converter o público potencial em público consumidor, cliente.

atracao-interesse-desejo-compra
Atração, interesse, desejo, compra

No varejo da moda, os manequins desempenham um papel fundamental no processo de compra.

A começar pela observação de que os clientes primeiramente observam as roupas vestidas nos manequins expostos na vitrine. Dessa forma, o primeiro papel do manequim foi o de chamar atenção para a coleção da loja e atrair os clientes.

Mas não para por aí. Pois, conforme dissemos acima, no tópico Manequim, Principal Recurso do Visual Merchandising, diferentemente de se expor a roupa simplesmente em um cabide, que mais se pareceria com um saco de pano, sem caimento, os manequins também são responsáveis pelo interesse causado no público, através de uma identidade visual personalizada e personificada.

Projeção nos Manequins

O apelo visual causado pelo manequim se justifica essencialmente porque as pessoas fazem uma projeção de si próprias nos manequins.

Importância do manequim
Importância do Manequim – As pessoas fazem projeção de si próprias nos manequins

Assim, as pessoas se imaginam usando aquelas roupas, refletindo o visual exposto nos manequins, mas com suas próprias caraterísticas como estilo e personalidade. Neste momento já estamos falando de desejo. O próximo passo, naturalmente, é a compra.

Portanto, esse apelo visual causado pelo manequim é responsável por chamar atenção do público e atrair consumidores potenciais. Também criar o interesse e estimular o desejo dos clientes por aquelas roupas, calçados, bolsas e demais acessórios da moda, e resulta, por fim, em vendas para as lojas.

Essa descoberta também ajuda a explicar porque a importância dos manequins tem sido tão valorizada, a ponto de muitas lojas terem hoje em dia até uma quantidade maior de manequins do que a quantidade dos próprios vendedores.

Manequins Vendem Looks Completos

Como dissemos no post técnicas para vender mais roupas explorando melhor os manequins, em que abordamos técnicas de up selling e cross selling, os manequins podem incrementar a receita de vendas, e o próprio lucro da loja, promovendo tanto a venda de unidades adicionais de roupas mais caras como também a venda de acessórios.

importancia-manequim-cross-selling-upselling
Importância do Manequim – Os manequins são eficazes nas vendas com técnicas de cross selling e upselling.

Com base nas impressões causadas pelo manequim na vitrine, o efeito no cliente gera a atração, o interesse, o desejo e a compra, fazendo com que ele tome a decisão de entrar na loja por aquela peça.

Manequins Vendem Looks Completos

Mas o manequim promove também, mesmo que subliminarmente, a combinação das demais peças do vestuário e todos os acessórios que acompanham seu look.

Importância do Manequim Looks
Importância do Manequim – Manequins vendem looks completos

Acessórios como echarpes, lenços, chapéus e principalmente as bolsas são apenas o começo da lista. E são extremamente úteis para dar inspiração de moda para os clientes.

O cliente também pode compreender mais facilmente o uso do produto. Neste sentido, explorar apropriadamente o recurso dos manequins, contribui para dar um entendimento mais completo da utilidade de determinadas peças de roupas.

Por exemplo, quando se colocar uma blusa amarrada sobre os ombros de um manequim masculino, sugerindo um look com a camisa e a calça com as quais o manequim está vestindo. Um cinto que combina melhor com determinado modelo de calça feminina. Uma jaqueta amarrada na cintura, em um manequim juvenil.

O cliente também pode ser levado a entrar na loja para comprar uma camisa que viu exposta no manequim na vitrine. E, dentro da loja, vê também em outro manequim uma outra camisa que também o agrada, até mais que a primeira camisa, mesmo ela sendo um pouco mais cara, e decide comprar as duas camisas. Neste caso, estamos diante do que chamamos de upselling.

Ou, então quando uma cliente decide entrar na loja para comprar o vestido que viu no manequim, e decide também comprar a echarpe sugerida pelo manequim, pois com isso seu look fica mais completo. Neste caso, estamos diante do que chamamos de cross selling.

No varejo da moda, é bem interessante vestir os manequins não só com as roupas principais, mas também com complementos e acessórios, como pulseiras, relógios, cordões, lenços, chapéus, bonés, calçados etc. Os manequins vendem um look completo!

Especialmente porque muitas vezes a margem de lucro de determinadas peças complementares ou de acessórios podem ser maiores do que a peça de roupa que originalmente motivou a decisão de compra do cliente.

Técnicas para Alavancar as Vendas

Em lojas de moda e vestuário, essas técnicas não só podem como devem ser bem empregadas para alavancar as vendas. Especialmente porque muitas vezes a margem de lucro de determinadas peças complementares podem ser maiores do que a peça de roupa que originalmente motivou a decisão de compra do cliente.

Em termos de visual merchandising, uma grande vantagem a ser explorada nos manequins é o elevado número de itens que ele pode expor ao mesmo tempo.

Além disso, vale observar também que uma maior quantidade de manequins favorece o aumento da exposição de diferentes modelos de roupas. Favorece também a eficácia do uso dessas técnicas.

A propósito, vejamos no próximo tópico então qual a quantidade ideal recomendada de manequins para cada tamanho de loja.

Qual é a Quantidade Ideal de Manequins

A apresentação visual da loja é feita tanto pela vitrine, quanto pela organização do espaço interno. Razão pela qual os manequins não se limitam apenas às vitrines, mas também podem e devem estar presentes nos espaços internos da loja.

Assim, um aspecto importante a se considerar é a quantidade ideal recomendada de manequins utilizados pelas lojas. Neste sentido, especialistas em visual merchandising apontam a seguinte quantidade de manequins:

  • Entre 06 a 10 manequins, para lojas pequenas (seja lojas de rua, seja lojas de galerias e de shoppings);
  • Entre 11 a 36 manequins, para lojas médias;
  • Acima de 36 manequins, para lojas grandes (lojas de departamentos, por exemplo).

Vale observar que as quantidades de manequins informadas acima para lojas pequenas e mesmo médias podem ser maiores, a depender da organização do espaço interno das lojas, principalmente da comunicação visual e a abordagem pretendida.

Mas que isso seja feito com critério, geralmente sob a orientação de profissionais em visual merchandising, por exemplo, o vitrinista de loja.

Mas outra importante consideração sobre a quantidade ideal de manequins se refere também principalmente aos diferentes tipos de roupas que se pretender vender na loja.

Do contrário, de nada adianta querer vender uma roupa que não se expõe em um manequim apropriado para aquele determinado público, seja ele feminino, masculino, fitness, plus size, infantil, juvenil, etc.

Diferentes Manequins para Diferentes Públicos

dicas para melhorar vendas no comercio
Dicas para melhorar vendas no comércio

É necessário usar diferentes tipos de manequins para atingir diferentes tipos de público consumidor e para se comunicar com eles.

Por exemplo, se a loja pretende vender roupas femininas, oferecendo moda fitness, moda casual e moda plus size, deve-se então buscar colocar, além dos manequins femininos comuns, também o manequim feminino fitness, o manequim feminino plus size. Aliás, vale dizer que o mercado plus size ocupa grande importância. E, nada mais justo do que dispor de manequins plus size para representar esse público.

Se o lojista pretende oferecer moda masculina e feminina, deve então dispor de uma boa quantidade de manequins masculinos e femininos. Vale observar também que a demanda do mercado feminino da moda é historicamente maior que a do mercado masculino. Assim, é compreensível dispor de uma quantidade maior de manequins femininos nas lojas.

Se a loja pretende também oferecer moda infantil e juvenil, além da moda feminina e masculina para o público adulto, necessário se faz então dispor também de manequim infantil, de manequim juvenil, e por aí vai.

Tipos de Manequim para Loja

Quando falamos em tipos de manequins, geralmente as pessoas pensam em manequim de fibra, manequim infantil, manequim feminino, manequim fitness, manequim plus size ou manequim gg, manequim musculoso, manequim cabeça de ovo, entre outros.

Esses são, de fato, manequins mais demandados pelos lojistas do varejo da moda. Os manequins fibra, manequins fitness, manequins plus size e manequins cabeça de novo fazem grande sucesso.

Contudo, para falarmos apropriadamente de tipos de manequins, temos de estabelecer sob qual critério classificaremos essa enorme variedade de modelos.

Assim, devemos, por exemplo, falar de tipo de manequim com base na faixa etária e gênero, tipo de manequim com base no modelo da cabeça, tipo de manequim com base na forma física, tipo de manequim com base no material utilizado na fabricação, tipo de manequim com base na pose e etc.

A propósito, sobre os tipos de manequins, o tema é tão vasto e interessante, que esse conteúdo vale a pena ser melhor explorado. Para isso, estamos elaborando, a pedido de vocês, um material específico sobre tipos de manequins, cuja leitura estará disponível aqui em breve.

Tipos de Manequins

Tipos de manequins com base no público etário e no gênero:

  • Manequins Infantis;
  • Manequins Juvenis;
  • Manequins Adultos;
  • Manequins Femininos;
  • Manequins Masculinos.

Tipos de Manequins com base no modelo da cabeça, ou ausência dela:

  • Manequim Sem Cabeça (headless mannequin)
  • Manequim Sem Face (faceless mannequin), popularmente conhecido como Manequim Cabeça de Ovo
  • Manequim Face Abstrata (abstract mannequin)
  • Manequim Realista (realistc mannequin)

Tipos de manequins com base na forma física:

  • Manequins Plus Size, ou Manequins GG
  • Manequins Fitness
  • Manequins Musculosos
  • Manequins Magros

Tipos de manequins com base no material utilizado na fabricação:

  • Manequim de Fibra de Vidro, ou, simplesmente, Manequim de Fibra (os mais comercializados)
  • Manequim de Plástico
  • Manequim de Resina
  • Manequim de Pano
  • Manequim de Madeira

Por razões de qualidade de acabamento, durabilidade e preço, os manequins fibra são os que possuem o melhor custo benefício.

Outra importante consideração a se fazer sobre tipos de manequins, é que longe se vão os dias em que eles buscavam refletir apenas a forma de corpo ideal. Hoje em dia, felizmente podemos contar com distintos corpos e formas de manequins, podendo representar de modo mais democrático os distintos públicos consumidores.

Vida Útil dos Manequins

Como dissemos acima, as pessoas fazem uma projeção de si próprias nos manequins e isso mostra o quão intenso é o apelo visual que os manequins são capazes de provocar. Dissemos também que a apresentação do produto é um atributo emocional fundamental na tomada de decisão de compra pelos clientes.

Assim, é fácil entender porque é importante manter os manequins em bom estado. Afinal, um manequim novo, bem cuidado, contribui para a boa imagem e identidade da loja.

vida-util-do-manequim
Vida útil do manequim

É importante não confundir o tempo estimado de vida útil do manequim com a durabilidade ou qualidade com que ele é feito. Logicamente, a qualidade é um atributo importante para todos os produtos, inclusive para os manequins.

Para falar com mais propriedade sobre o tempo de vida útil do manequim, é necessário compreendê-lo enquanto recurso do visual merchandising.

Neste sentido, a renovação visual é fundamental, uma vez que, como dissemos acima, a decisão de compra é fortemente influenciada pela visão. A mudança do visual visa renovar o ambiente, evitar a monotonia, e continuar a exercer atração no público, capturando sua atenção.

Tendo em mente a importância da apresentação, vale observar que a vida útil dos manequins é de cerca de 03 anos. E isso depende também do cuidado com seu manuseio, bem como com os fatores de insolação e ventilação do ambiente em que o manequim se encontra.

As vitrines, por exemplo, devem ser cuidadosamente projetadas para não funcionarem com verdadeiras estufas. Porque, assim, reduziriam a vida útil não só dos manequins, mas também danificariam as próprias roupas e demais peças nelas expostas.

renovando-manequins
Renovando o time de manequins

Passado esse tempo de cerca de 03 anos, o melhor é dar uma cara nova à sua vitrine, renovando o visual da loja por meio de um novo conjunto ou de uma nova coleção de manequins. Especialmente porque isso contribui também para deixar as vitrines com um visual renovado.

Moda Fast Fashion

Outro importante motivo para se trocar os manequins é a nova tendência no mundo da moda, com as chamadas abordagens “fast fashion“.

Antigamente, as coleções de roupas eram trocadas em quantidades menores ao longo do ano. A cada estação do ano havia mudanças das coleções, bem como para algumas datas especiais. Mas hoje em dia, há muito mais lançamentos de novas coleções ao longo do ano.

Tanto isso é verdade que muitas lojas trocam suas coleções, e consequentemente suas vitrines, com uma frequência muito maior, sendo que em alguns casos a cada duas ou três semanas uma nova coleção chega às vitrines das lojas. Daí o termo moda fast fashion.

Assim, lançar mão de novos manequins reforça ainda mais a renovação do visual da loja. Por essa razão, deve-se procurar trocar os manequins sempre que possível, inclusive aproveitando-se dos temas sugestivos para cada ocasião.

Por exemplo, é interessante explorar o uso de casais de manequins, sejam eles quais forem, na época do dia dos namorados. Exibir mais manequins masculinos para o dia dos pais, mais femininos para o dia da mulher ou dia das mães; dispor de mais manequins infantis nas vitrines e espaços internos da loja para o dia das crianças, e por aí vai.

É certo que o apelo visual criado pelos manequins deixa mais sugestivo cada uma dessas ocasiões e esse recurso deve ser bem explorado pelos lojistas de moda e vestuário.

Cuidados com os Manequins

A apresentação do produto no ponto de venda merece atenção constante. Afinal, uma boa apresentação é fundamental. Como dissemos acima, no varejo da moda, os manequins são o principal recurso do visual merchandising na promoção das roupas.

E para que se possa tirar o máximo proveito dos manequins, alguns cuidados são necessários.

A importância do manequim requer que sejam considerados os seguintes cuidados na escolha e no uso deles:

  1. O tipo do manequim precisa ser compatível com a identidade do seu público alvo;
  2. Dispor de uma boa quantidade de manequins em razão do tamanho da loja e dos tipos de roupas para cada público;
  3. Não colocar os manequins no caminho de entrada da loja, dificultando o acesso dos clientes;
  4. Vestir os manequins de forma mais completa (afinal, manequins vendem looks completos);
  5. Mudar as roupas dos manequins pelo menos duas vezes por semana;
  6. Não deixar o manequim exposto sem roupas (isso é inapropriado, pois causa desconforto nos clientes);
  7. Vestir os manequins com o adequado tamanho das roupas;
  8. O manequim não deve estar sujo, tampouco desgastado ou quebrado;
  9. A roupa dos manequins deve estar de acordo com as estações do ano (nada de vestir o manequim com blusa no verão, nem com camisetas no inverno, pois isso também causa desconforto nos clientes);
  10. Mudar também a posição do manequim com frequência (pelo menos duas vezes por semana);
  11. Verificar se o manequim está colocado com segurança, para evitar quedas, danos e acidentes.

Tomando-se os devidos cuidados, é possível explorar melhor todo o potencial dos manequins.

Conclusão

Como pudemos ver, a função do manequim é vender roupas. E as pesquisas de marketing demonstram que, além de venderem mais roupas, os manequins também fazem com que as lojas vendam mais rapidamente.

Vimos também que os manequins não se limitam apenas às vitrines. Manequins estão presentes também dentro do ambiente interno das lojas. Sendo que a quantidade de manequim depende do tamanho da loja, mas principalmente também da quantidade de diferentes tipos de roupas comercializadas.

Quanto maior for a variedade de roupas que se quer comercializar, maior deve ser também a quantidade de diferentes manequins. Isso permite uma comunicação mais efetiva e uma identificação mais apropriada com os diferentes públicos a serem abordados.

Quantidades maiores de manequins favorecem explorar também técnicas de vendas como up selling e cross seling. Os lojistas da moda e vestuário vem, cada vez mais, reconhecendo a importância do manequim, entendendo melhor seu papel como elemento impulsionador das vendas no comércio varejista.

Mais Manequins

Tanto isso é verdade que, como dissemos, muitas lojas hoje em dia contam com uma quantidade muitas vezes maior de manequins do que a própria quantidade de vendedores. Especialmente num momento em que se pode contar com diferentes tipos de manequins.

Manequins são o principal recurso do visual merchandising. O apelo visual causado pelo manequim é um elemento determinante das decisões de compras pelos consumidores. E isso se justifica em grande parte pela personalização e personificação que os manequins conferem às roupas expostas tanto nas vitrines quanto no interior das lojas.

Manequins são Investimento

Por essas razões, podemos concluir que os manequins devem ser considerados como um verdadeiro investimento. E como todo investimento, seus resultados são melhores quando se sabe tirar melhor proveito do recurso, buscando explorar melhor seu potencial. Razão pela qual, justificamos a importância do manequim.

Faça seus Comentários Abaixo

Agora é a sua vez. Isso mesmo! Faça seus comentários abaixo.

Pode fazer perguntas, tirar dúvidas. Pode também fazer sugestões e considerações baseadas na sua experiência. Sobretudo, diga-nos também como podemos enriquecer e melhorar nossos materiais. Inclusive sugerindo outros tópicos.

obrigado-por-ler-importancia-do-manequim
Obrigado por ler. Compartilhe e Comente!

Desde já, agradecemos imensamente sua atenção e participação! Nosso público é imenso, distribuído por todo o Brasil, e também adorará ver suas considerações compartilhadas aqui.

Muito bem, aguardamos seus comentários abaixo.

Deixe uma resposta